sábado, 6 de junho de 2009

consumismo, pecado ou paraíso?

Postado por B (: às 15:56

"Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea." (Wikipédia)

Fazer umas compritchas é muito bom, e não tem quem não goste, mas algumas pessoas fazem isso sem qualquer necessidade, por alguns motivos como: apareceu na TV, fulana de tal usa, etc etc. É bom ressaltar que consumo é totalmente diferente de consumismo, já que no primeiro há necessidade de comprar, ao contrário do consumismo, pois são comprados objetos supérfluos.
É claro que a minha ideia de 'supérfluo' pode ser totalmente diferente da sua, porque isso varia de acordo com as condições e camadas sociais de cada pessoa. Por isso, o que é supérfluo para mim, pode não ser para você.
Uma vez, minha madrinha (proprietária de uma loja de calçados) me contou que tinha uma cliente que todo dia comprava vários pares de calçados. Não consigo entender o motivo, mas isso é realmente desnecessário. Não dá para viver bem e feliz com somente alguns pares?
Atualmente, o consumismo está estampado nas ruas de todas as cidades e na conversa de qualquer rodinha de amigos, já faz parte do cotidiano. Mas é bom lembrar que, em alguns casos, a euforia pode ser momentânea. Quantas vezes compramos um produto e depois de um tempo ele 'perde a graça'? Eu confesso que já fiz isso, mas procuro me controlar e não sou uma consumista exagerada, a ponto de ver uma liquidação e já ficar louca. Comprar é bom sim, mas é bom pensar melhor antes de se endividar e começar a ter sérios problemas por causa disso. Parece que depois que compramos, temos uma sensação de bem-estar, e parece que renova nossa auto-estima, o que é ótimo! Portanto, como tudo nessa vida, é necessário que haja equilíbrio! Vamos nos controlar meninas! :D

Bjks e ameeeeei todos os comentários, se não der para responder hoje, respondo amanhã ou nos dias seguintes ok ?

Bia :)

10 comentários on "consumismo, pecado ou paraíso?"

I want it all ~ on 7 de jun de 2009 02:56:00 disse...

O consumismo já era (:
Bom que estamos evoluindo. (Y)

Desculpa a demora x_X
Beijos :*

Nata De Andrade Lima on 7 de jun de 2009 09:51:00 disse...

Com essa história de crise, devo confessar que dei uma freiada nessas compras compulsivas.
Prefiro economizar pra comprar peças mais intemporais, talvez mais caras e de melhor qualidade.
Beijão

Bruna on 8 de jun de 2009 00:23:00 disse...

não sou consumista até por que ainda dependo da minha mãe, e não sou daquelas filhas pidonchas. ela compra sempre o necessário. bom, as vezes umas boberinhas por que convenhamos, ninguém é de ferro ;) rs.
beijoos.

Melody on 8 de jun de 2009 05:32:00 disse...

Oi Bia!!!
Uma vez mais um texto muito interessante.
O consumismo existe cada vez e apesar da crise a cada dia que passa há novos casos de viciados em compras.
Todo o vicio é mau e esse aqui pode ter consequÊncias muito graves mesmo ao ponto de levar uma pessoa à falência.
Vc viu o filme da Becky Bloom? Acho que fala de uma forma divertida desse assunto.

______________

É eu vi as noticias do acidente. E continua sendo um mistério né?
Fico com muita pena dessas pessoas =(

Muawwwww****

Dê Lima on 8 de jun de 2009 13:31:00 disse...

oiee!!

adorei seu post, muito bom! Parabéns!
Olha, preciso admitir, quando vejo uma liquidação fico louca, mas não pra comprar tudo, pra olhar tudo e ai, quem sabe encontrar algo que me agrade, que eu precise...e as vezes algo que eu ache lindo, sabe como é, as vezes dá aquela paixão por algo!

aushaushasuh


beijos!

Nana Cawaii on 8 de jun de 2009 14:34:00 disse...

Nossa, eu sofro de ser uma consumidora compulsiva, e quando vejo promoção, liquidação, saio correndo, pra comprar!
O que de início era pra comprar 1 coisa, sempre acabo comprado 3....e assim vai hahahaha
Beijos!

Dressa Ferreira on 8 de jun de 2009 20:15:00 disse...

Nossa, quando o assunto é esse posso me considerar uma consumidora compulsiva! Adoro comprar! Nem me fale rs
Beijos ^^

Say on 9 de jun de 2009 19:09:00 disse...

Nossa, a mulher comprava sapatos todos os dias?! O.O Essa aí superou todos os casos de consumistas q já ouvi falar.

Mas consumir é bom, não há quem não goste, eu pelo menos adoro comprar *o* mas ainda consigo ser controlada /o/ Ufa! O bolso agradece ^^'

Liara Bastos on 13 de jun de 2009 12:09:00 disse...

Bia, dinheiro nunca para na minha mão, kkkkkkk!
Tenho dinheiro, mas todos que tenho tem pernas e asas, kkk!
Não consigo parar de gastar, até mesmo porque sou pobre, e pobre é fogo, tem dinheiro e sai gastando!

Que isso fofa, e eu que não tenho PC, só posto no blog quando estou na minha tia, rs. Hem, leia o livro sim, ele é ótimo! Já acabei de ler ;D e agora estou lendo, "Nunca desista de seus sonhos - Augusto Cury"
Obrigada pelos parabéns! ;D

Beijos!

faabi carvalho on 15 de jun de 2009 15:21:00 disse...

minha irmã é compulsiva, e o que me irrita é ela compra mundos e naum usar ¬¬'
mas é um luxo pessoal dela ,o dinheiro é dela & além do mais eu tomo proveito disso, ja que ela naum usa eu uso USHASAUSAUSHAUSAUHS
mas o consumismo em geral ta acabando :/

Postar um comentário

comentem, elogiem, critiquem e serão respondidos! bjs :*

 

Fireflies Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Blogger Styles Image by Tadpole's Notez